sexta-feira, 23 de julho de 2010

Estudar na França!

Na França o processo seletivo para entrar em uma universidade é completamente diferente do processo seletivo brasileiro, mais nao tao mais facil. Aqui ao inves do vestibular como no Brasil eles tem um processo que se chama Bac que funciona da seguinte maneira, no terceiro ano que corresponde ao primeiro ano de ensino medio (BR), eles passam por uma avaliaçao de lingua francesa e de literatura francesa que vai da idade media aos dias atuais. Eles passam um ano se preparando para essa avaliaçao e a realizam no final do segundo semestre.
E no ultimo ano que corresponde ao nosso terceiro e ultimo ano do ensino médio, eles passam o Bac das outras matérias, mais que nao correspondem nada ao nosso vestibular, pois durante esse terceiro e ultimo ano eles estudam algo especifico que lhes atribuem uma nota.
Para se inscrever na universidade os estudantes franceses apresentam sua notas uma carta de motivaçao e voila!!!!
Mas nos estudantes brasileiros esbarramos em um pequeno detalhe o francês nao é nossa lingua materna, entao precisamos provar que conseguimos ler escrever e falar na lingua.
Entao o primeiro passo para quem quer estudar numa universidade francesa é fazer o teste de proficiência (TCF,DALF, ou DELF). Segundo passo entrar no site das universidades e ver quais documentos elas exigem, cada universidade francesa exige uma coisa diferente mais o que todas vao exiger, traduçao juramentada de todos os seus  seus diplomas desde o ensino medio ., uma carta de motivaçao, e a xerox do seu passaporte, para quem vai entrar no Bacharelado ou licença a nota do vestibular
Em geral vc deve fazer uma inscriçao on line, fazer o download do dossier e enviar tudo via correio. O interessante é que a cada etapa que vc passa eles te enviam um email avisando qual o estado do seu dossier. Por exemplo quando os documentos chegam a universidade vc recebe um email dizendo que ele chegou e se ele esta completo ou se falta algum documento. Eles te avisam quando o seu dossier vai passar pela comissao que decide se te aceitara ou nao na universidade .
Pra quem ja esta na França ou na europa é mais facil de se inscrever e as chances aumentam pois vc  pode se inscrever em mais universidades, e para quem esta no Brasil é necessario se submeter ao campus France e a pessoa so podera se inscrever para três universidades. Mais isso nao quer dizer que vc nao sera aceito.
O mais importante é ter certeza do que vc quer estudar e se o que você esta postulando tem a ver com o seu percurso academico, por exemplo : vc fez engenharia no Brasil e deseja se candidatar para comunicaçao, tenha certeza que vc nao sera aceito, ou entao você quer estudar algum curso da area de exatas e teve notas baixas nessas disciplinas durante a escola, dificilmente você conseguira.
No mais ser aceito por uma universidade nao é coisa impossivel, mesmo pq no caso do Master é so entregar os documentos que eles solicitam, nao precisa fazer prova, nem tao pouco escrever um projeto.Mais isso a gente vera depois!!
Aqui na França o ano letivo começa em setembro, e as inscriçoes para o bacharelado e licença começam em janeiro e vão até março, ja as inscriçoes para o Master começam em Abril e vão até setembro.
A licença em geral é em tres anos e o Master em dois anos, o master aqui na frança ele é dividido em dois anos e pode ser (profissional ou pesquisa).
O Master profissional é mais pratico e consiste em te enviar diretamente para o mercado de trabalho, ja o Master pesquisa(recherche) é como o mestrado no Brasil, vc tem que desenvolver uma tese e defende-la.
Durante o ano letivo darei mais informaçoes a respeito de como vai o curso!!!
Perguntas nos comentarios!!!

1 comentários:

Larissa Cardoso disse...

Querida, gostaria de saber como faço no período que eu estiver aí para procurar um mestrado na área de Nutricionista ou Alimentação, ja que a profissao de nutricionista é considerada como se fosse médica...
????????????

Postar um comentário